domingo, 4 de outubro de 2009

Afinal, por que o Nazismo se tornou tão forte?




Após a Primeira Guerra Mundial, a Alemanha saiu derrotada, com o orgulho ferido e dilapidada economicamente. O país estava numa situação precária. Muitas pessoas sem lugar para morar, sem emprego, com a taxa de mortalidade em alta, enfim, o país estava empobrecido. Foi o discurso Nazista que fez com que os Alemães tivessem esperança de um futuro melhor. O Ultranacionalismo Nazista encontrou um campo fértil para suas idéias revolucionárias, além da tendência mundial na época, particularmente na Europa, de se adotar regimes totalitarios de direita.
Podemos sintetizar Nazismo como doutrina social e política idealizada por Adolf Hitler (1889-1945) que se apoiava na crença da superioridade da raça germânica, no militarismo e no culto ao chefe.
O termo "National Sozialistische", que em alemão da origem a "Nazismo", era utilizado como forma de se contrapor ao termo comunismo ou no sentido utilizado pelo marxismo. O Nazismo pode ser considerado uma forma extrema de fascismo, muitas vezes chamado de Nazifascismo, pois, agregou a sua essência totalitaria, o racismo ( contra Judeus, negros, ciganos, entre outros povos ).



Comunismo, Nazismo, Fascismo, Integralismo e Positivismo são ideologias semelhantes, uma vez que pedem o Estado forte, uma receita racional e científica para o desenvolvimento. Dependerem ou esperarem por uma Guerra para um domínio mundial e terem origem em minorias fanáticas e extremamente ativas.
O Nazismo foi proibido na Alemanha Moderna, muito embora pequenos grupos de simpatizantes, chamados de neo-nazistas continuem a existir na Alemanha e em outros países. Alguns revisionistas históricos disseminam a propaganda que nega, ou minimiza, o Holocausto e outras nações dos Nazistas. Tenta deitar uma luz positiva sobre as políticas do regime Nazista, e os acontecimentos que ocorrem durante a Segunda Guerra Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário