terça-feira, 3 de novembro de 2009

O mundo depois do Grande Conflito

O fim da Segunda Guerra trouxe um grande prejuízo ao continente Europeu. Sendo o maior palco dos conflitos, o Velho Mundo fez parte de números surpreendentes, mesmo nos dias atuais.

Vejam, o conflito contabilizou um gasto total de 413, 25 bilhões de libras, fabricou mais de 296 mil aviões e 53 milhões de toneladas de equipamentos navais. Por todo o mundo, cerca de 45 milhões de pessoas perderam suas vidas, sendo a grande maioria de inocentes, destaque negativo para os campos de concentração já mencionado neste blog.

Por outro lado, existiram aquelas nações que viram no sangrento conflito uma grande oportunidade de ganho econômico. Os canadenses fabricaram mais de 16 mil aviões e 3 milhões de navios. Em curto espaço de tempo, ampliou sua indústria de metais pesados, principalmente nas áreas de alumínio, níquel, cromo e aço. Os Estados Unidos, considerado o maior beneficiário, dobrou o seu parque industrial nos anos de guerra.

A disputa pela hegemonia mundial, entre os Estados Unidos e a União Soviética, levou a um relacionamento conhecido como " Guerra Fria ". Esse relacionamento constituiu-se numa série de atritos, criando-se uma situação de confronto que, no entanto, não evolui para uma verdadeira guerra entre os dois países.

Mais de 60 anos se passaram e ainda é comum ouvirmos falar de pessoas que, ainda vivas, comentam o pesadelo, a fome e a perda de entes queridos durante este período que marcou a história do século XX, e jamais poderá ser apagado da memória da humanidade.

Um comentário:

  1. Seu blog está muito bom, com muitas informações e utilizou muito bem os recursos. Vídeos e imagens foram bem retratados.

    ResponderExcluir